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Existe pedágio automático vinculado ao motorista e não ao carro?

Hoje, sistema usado em pedágios obriga que cada carro tenha sua própria tag de pegádio

Por Leonardo Barboza
17 jan 2022, 02h00 •
Sem Parar
Cada carro deve ter sua própria tag  (Divulgação/Quatro Rodas)
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  • Trabalho numa empresa em que cada dia estou com um carro diferente. Gostaria de saber se existe algum sistema de cobrança automática de pedágio vinculado ao CPF do motorista e não à placa do veículo. – Jorge Ribeiro, Taubaté (SP) 

    Nós também temos esse problema aqui na QUATRO RODAS, com os carros de teste, e desconhecemos um sistema que pudesse ser usado em diferentes veículos.

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    Consultamos a empresa Sem Parar, que nos informou não ter uma solução que englobe somente o CPF. O ideal, segundo a empresa, é que todos os carros da frota tenham sua própria tag. E aí caberia à sua empresa identificar quem estava usando o carro no momento. 

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    Como funciona o pedágio automático?

    Acontece que a tecnologia usada hoje, com chips que “rebatem” sua própria radiofrequência às antenas instaladas no alto do pedágio cruza a “identidade” do chip com a placa do carro. É como se a antena transmitisse um sinal, que é refletido pelo chip transmitindo sua própria radiofrequência.

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    No passado, estes sistemas eram baseados em transmissores instalados em caixinhas e alimentados por uma bateria. Nessa época, sim, era possível usar a “caixinha” em outros carros.

    Hoje as informações do chip colado no painel são processadas em instantes, abrindo a cancela. Ao mesmo tempo, registra-se data, horário, praça e o custo do pedágio para depois ser cobrado do motorista.

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    Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)

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