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Estes foram os 10 maiores recalls de carros das últimas décadas

É comum as fabricantes realizarem correções em seus automóveis. Mas há recalls que atingem tantos carros e envolvem tanto risco que entram para a história

Por Fábio Black
Atualizado em 16 mar 2025, 09h24 - Publicado em 16 mar 2025, 09h24
Civic Airbag TAKATA
 (Divulgação/Quatro Rodas)
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Airbag Takata

O maior recall da indústria automobilística mundial foi o dos airbags da extinta empresa japonesa Takata. O deflagador das bolsas apresentava uma falha e ao ser acionado disparava fragmentos metálicos contra os ocupantes. Dezenas de pessoas morreram no planeta, com pelo menos um caso no Brasil. Estima-se que um total de 3,5 milhões de veículos de diferentes marcas tenham saído com esse defeito no mundo. Até hoje o problema não foi totalmente solucionado, pois nem todos os motoristas atenderam o chamado das fabricantes dos veículos.

Fox Plus 1.6 Total Flex, da Volkswagen, modelo 2005.
(Divulgação/Quatro Rodas)

VW Fox

O recall, no Brasil, veio em 2008, mas havia relatos de que já em 2004 proprietários do VW Fox tiveram seus dedos decepados pelo sistema de rebatimento do banco traseiro. Em um primeiro momento, a VW atribuiu o problema ao uso incorreto do equipamento.

Ford Explorer
(Divulgação/Quatro Rodas)

Firestone / Ford Explorer

Catorze milhões de pneus Firestone modelo ATX que equipavam o Ford Explorer nos anos 1990, nos EUA, tiveram de ser trocados após ocorrerem diversos acidentes, alguns fatais, envolvendo a explosão desses pneus e posteriormente capotamento do veículo.

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Effa M100
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Effa M100

O Denatran realizou uma investigação e descobriu que o chinês Effa M100, vendido no Brasil, não atendia as exigências relativas aos cintos de segurança nos bancos traseiros. Todas as 900 unidades comercializadas foram chamadas.

Troller Pantanal, da Troller, em exposição no Salão de São Paulo.
(Divulgação/Quatro Rodas)

Troller Pantanal

Lançada em 2006, a Pantanal vendeu apenas 77 unidades, estas todas foram recompradas pela Troller, em 2007, assim que a Ford assumiu o controle dessa  fabricante. O modelo apresentou diversos problemas de construção.

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BMW E34
(Divulgação/Quatro Rodas)

BMW V8

Nos anos 1990, a BMW lançou um V8 que utilizava uma liga de níquel e silício nas paredes dos cilindros. Essa liga sofria corrosão em contato com gasolina com alto teor de enxofre (como a do Brasil). A BMW trocou milhares de motores pelo mundo.

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(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Fiat Tipo

O Tipo fazia sucesso no Brasil nos anos 1990, mas começaram a surgir casos de incêndio. A Fiat culpou os proprietários, dizendo que o uso de querosene para limpeza do motor danificava uma mangueira do carro, mas fez o recall.

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Onix
(Divulgação/Quatro Rodas)

Chevrolet Onix

A segunda geração do Chevrolet Onix chegou ao mercado brasileiro em 2019 cheia de novidades e problemas. Entre eles, um defeito que provocava incêndio. Foram 19.000 carros chamados e os donos dos veículos queimados foram indenizados.

Chery S18
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Chery S18

Em 2012, 52 proprietários brasileiros do compacto chinês Chery S18 foram chamados para substituir o pedal de freio, pois eles se deslocavam para a esquerda quando submetidos a uma pressão de frenagem forte.

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Corolla
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Toyota Corolla

Os Corolla entre 2008 e 2010 apresentaram aceleração involuntária causando acidentes em diversos países. A Toyota culpou o tapete do carro que estaria mal fixado. Mas depois detectou um problema eletrônico. No Brasil, a Toyota utiliza outro sistema.

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