Posso estacionar com a alavanca em P sem acionar o freio de mão?
Além dos riscos de danos mecânicos, o costume pode gerar situações perigosas
Morei nos Estados Unidos e notei que ninguém usa o freio de mão em carros automáticos. Apenas deixam a alavanca no P. Isso acarreta algum problema? – Raphael Rocha, por e-mail.
Imobilizar um carro automático somente posicionando a alavanca do câmbio em P (Parking) não é uma boa prática. Nessa posição, todo o peso do automóvel fica apoiado na trava do câmbio, que não foi projetada para esse fim. Se o veículo for forçado para a frente ou para trás (caso de uma batida ou se estiver estacionado numa ladeira), a trava poderá ser danificada com o tempo.
O correto é primeiro acionar o freio de estacionamento e depois colocar a alavanca na posição P. Assim, garante-se a imobilização do automóvel sem forçar o sistema de transmissão.
Nos EUA, onde tal prática é difundida, o assunto veio à tona devido à polêmica envolvendo a alavanca de câmbio de alguns modelos Jeep, como o Grand Cherokee. Neles, a alavanca foi substituída por um joystick que, mesmo quando acionado com toques para a frente e para trás, fica na mesma posição – não há trilho.
Como resultado, alguns usuários se enganaram e deixaram seus veículos na posição N ao invés da P. Por causa do costume de não se acionar o freio de mão, houve casos de veículos se movendo após serem estacionados.