Esses sete sinais indicam que os freios do seu carro estão ruins
Ruídos, vibrações e até odores: os sentidos são ótimo aliado para preservar os freios (e segurança) do seu carro. Confira algumas dicas
Gustavo Noronha, Santo André (SP)
Quem responde é a especialista em mecânica, Luciana Félix, da Oficina da Lu, de Belo Horizonte (MG). “Para começar, precisa ter uma escuta atenta. Não ligue o som do carro por ao menos 10 minutos”, diz.
Quando o freio do carro está ruim?
Ruídos Anormais: chiados ou quaisquer sons incomuns podem indicar desgaste das pastilhas ou tambores.
Vibrações: tremores no volante ou no pedal de freio sinalizam discos de freio empenados.
Pedal de freio baixo: se o pedal do freio estiver mais baixo do que o normal ou se afundar facilmente, pode ser um sinal de vazamento no sistema hidráulico.
Odor Estranho: um cheiro metálico ou queimado ao frear pode ser um indício de superaquecimento dos freios.
Luz do Freio Acesa: no painel do carro há uma luz espia do sistema. Acesa constantemente, pode indicar desgaste das pastilhas ou algum outro problema no sistema.
Desvio de trajetória: se o veículo se desvia da trajetória (puxa para um dos lados) durante a frenagem, pode ser desgaste desigual das pastilhas. Pode ser também problemas em outros sistemas como direção, suspensão e pneus, de todo jeito é necessário parar e investigar a causa para o problema ser resolvido.
Fluido de Freio Baixo: verifique o nível de fluido de freio regularmente. Se estiver baixo, pode ser em razão de vazamentos ou desgaste nas peças do sistema.