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É verdade que Ram Rampage e VW Jetta só aceitam gasolina premium?

Para a tranquilidade do leitor, é obrigatório que os carros vendidos aqui aceitem todas as gasolinas, mas não quer dizer que não há melhorias com as premium

Por Da Redação
6 Maio 2024, 10h00
Rampage RT
Rampage foi homologada para o Brasil (Divulgação/Quatro Rodas)
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A Ram Rampage e o VW Jetta GLI, movidos a gasolina, podem ser abastecidos com gasolina comum, aditivada ou somente a de alta octanagem?

Marbio Ribeiro da Silva, Distrito Federal (DF)

Os carros homologados para rodar no Brasil devem aceitar os três tipos de gasolina comercializados no país. Considerando as especificações, a gasolina aditivada tem as mesmas características que a comum, mas, como o nome diz, contém aditivos que a outra não tem, que são formulações que evitam a formação de detritos resultantes da combustão.

A gasolina de alta octanagem, por sua vez, tem como diferença a octanagem maior, que é um índice que mede a resistência do combustível à queima dentro do motor. Todas são oriundas de petróleo de melhor qualidade, recebem aditivos e têm baixo teor de enxofre, de 50 ppm (a BR diz que a Podium tem 30 ppm).

O poder calorífico é o mesmo da comum e da aditivada, mas o principal é a octanagem de 91 (IAD) – as demais têm 87. Cada distribuidora batiza sua gasolina de alta octanagem a seu bel-prazer: existe a Octapro, da Ipiranga; a V-Power Racing, da Shell; e a Podium, da Petrobras.

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Jetta GLI
Volkswagen Jetta GLi (Divulgação/Quatro Rodas)

Para extrair vantagem dessa gasolina, é necessário que o motor do carro possua determinadas características (como taxa de compressão elevada e sistema de injeção eletrônico capaz de ajustar a curva de avanço), caso contrário, o motor funciona normalmente, mas sem apresentar ganhos. 

Muitos fabricantes recomendam esse combustível principalmente para carros com motores de alta performance com elevada taxa de compressão, turbinados ou com injeção direta.

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Carros de baixa cilindrada podem utilizar esse tipo de combustível? Podem, sem problemas. Porém, não é possível afirmar que o motor se beneficiará da maior octanagem, já que a potência máxima é atingida normalmente com combustíveis comuns.

Gasolina de alta performance é recomendada para uso no tanquinho de partida a frio e também para veículos que rodam pouco e ficam com a gasolina parada no tanque por muito tempo. O prazo de validade destas é superior.

Vale a pena colocar gasolina premium em motores menores?

motor
Em motores menores, a gasolina premium também pode trazer benefícios (Acervo/Quatro Rodas)
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Para os “mortais”, a gasolina premium também pode trazer benefícios – bem mais discretos, é verdade. A BR até aconselha a gasolina premium para motores com compressão maior ou igual a 10:1, com a promessa de retomadas mais rápidas e ultrapassagens mais seguras.

Motores de baixa cilindrada, de três cilindros, e turbo, por exemplo, podem ser beneficiados. É necessário fazer os cálculos, no entanto, para analisar se o ganho de performance compensa o custo superior.

Contudo, esse ganho depende e varia conforme o motor. “A premium favorece o desempenho e a eficiência. Quando se tem carro com taxa de compressão alta, sistema de injeção mais moderno, que controla o ponto de ignição, consegue-se ganhar mais”, diz o especialista em combustíveis da Petrobras, Alexandre Ferreira Correia.

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