Marco Aurellyo, São Paulo (SP)
De acordo com a fabricante Moura, não há problemas caso seja colocada uma bateria de maior capacidade, desde que sejam obedecidas as dimensões da peça que o veículo comporta. Mas recomenda que a bateria nova tenha amperagem no máximo 50% maior que a original para que se possa usar o mesmo alternador.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Já o uso de um dispositivo de menor corrente (Ampere) não é recomendado, porque essa capacidade está correlacionada com características do veículo. É o mínimo que ele precisa para funcionar.
Assim, a bateria pode cumprir sua função de promover a partida do motor quando acionada e evitar que o sistema eletrônico sofra quedas de tensão mais acentuadas.
O problema é que baterias com maior capacidade são mais caras. Além disso, os fabricantes dos carros não aconselham a utilização de peças que não estejam no catálogo oficial.
Como é calculada a corrente da bateria?
A capacidade nominal das baterias de 12V, exibidas em ampere, representam a quantidade de energia elétrica que a bateria pode fornecer a 25°C por 20 horas, até que a tensão nos seus terminais atinja 10,5V. Ou seja, uma bateria de 60Ah, consegue suprir 3A ao longo de 20 horas.
Uma informação importante: a maior capacidade da bateria não está relacionada a uma maior durabilidade da peça.