Parece que o excesso de ruídos é uma característica comum a transmissões automatizadas de dupla embreagem. Foi assim com o DSG dos Audi A1 e dos VW Jetta e Golf, está sendo assim com o Powershift da Ford. Recebemos 23 comunicações de donos de veículos da Ford equipados com essa transmissão (20 só do New Fiesta), reclamando de barulho e trepidação no câmbio.
“Aos 7 000 km, meu Fiesta 1.6 2013 começou a trepidar nas trocas de marcha. Levei-o seis vezes à
concessionária e eles não conseguiram resolver”, diz o técnico em eletrônica Rodrigo Ribeiro Foltran, de Osasco (SP). “Só explicaram que se trata de uma característica de projeto do veículo.”
A dificuldade de eliminar os defeitos acaba deixando alguns motoristas até meses sem usar o veículo, como está acontecendo com o empresário Augusto César Brighenti, de Belo Horizonte (MG). “Estou sem meu Fiesta desde junho deste ano, quando comecei a perceber um barulho e uma trepidação em retomadas perto das 2 000 rpm e em baixas velocidades”, explica.
Outra crítica é em relação ao funcionamento do alarme, que pode não disparar quando as portas ou a tampa do porta-malas são abertas com o sistema ativado. Encontramos mais de 50 casos de proprietários de Fiesta (e seis de EcoSport) que tiveram seus carros arrombados ou que utilizaram uma chave de fenda para destravar a fechadura sem que o antifurto disparasse.
O engenheiro Vinícius Costa Carvalho, de Belo Horizonte (MG), chegou até a postar no YouTube um vídeo de câmera de segurança mostrando o estepe de seu Fiesta sendo furtado. “Dá para ver a porta e o porta-malas sendo abertos sem o alarme acionar”, diz. Segundo os donos, as autorizadas dizem que, se alguém conseguir abrir a fechadura da porta, o alarme não vai disparar.
O POVO RECLAMA
“Com seis meses de uso, o carro começou a trepidar na troca das marchas. Na concessionária, alegaram que era porque as engrenagens ainda estavam ‘verdes’.” Daniele Motta, Contadora, Macaé (RJ)
“Meu Fiesta desarma o alarme ao girar a fechadura da porta, independentemente de ser uma chave ou não. A autorizada disse que isso é do projeto do carro.” Leandro Rodrigues, analista de sistemas, Belo Horizonte (MG)
RESPOSTA
Sobre o alarme, a Ford diz que nenhuma falha foi constatada até o momento. Em relação ao câmbio Powershift, a empresa solicita que os “clientes procurem a rede de distribuidores da marca para análise de cada caso.”
CONTE-NOS SEU PROBLEMA
Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br