Paulo César, São Paulo (SP)
Segundo o gerente da Pirelli, Fábio Magliano, não há um cálculo de quilometragem média que um pneu pode ter utilizado com base no treadwear dele.
A vida útil de um pneu varia conforme uma série de fatores como, por exemplo, a manutenção do carro, o tipo de veículo que ele é, o tipo de piso que se anda, os cuidados que se tem com o pneu, com a suspensão, o modo como o motorista dirige, entre outros.
Além disso, o índice treadwear permite uma comparação apenas entre pneus da mesma marca. Trata-se de um número que vai na lateral do pneu e indica a velocidade com que ele se desgasta. É uma avaliação comparativa baseada na taxa com que esse pneu perde borracha quando testado sob condições controladas, em um circuito especificado pelo governo americano. Mas a referência muda de fabricante para fabricante, não é uma estimativa global.
Ele varia de 60 a 620, tendo 100 como valor de referência. Quanto menor o número, mais rapidamente ele vai se gastar. Um exemplo: um pneu classificado com nota 200 teria um desgaste duas vezes menor na pista de testes do que um modelo com nota 100.
O desempenho relativo dos pneus depende das suas condições reais de utilização, mas pode divergir muito da norma por causa de fatores externos aos do teste, como hábitos de direção do motorista, uso comercial ou particular e tipo do piso em que ele roda.