Parece que virou moda as fábricas anunciarem o custo por dia para ter um carro zero. É verdade que esses anúncios se referem apenas ao valor pago diariamente no financiamento, no caso de o comprador optar por adquiri-lo parcelado. Mas resolvemos ir mais fundo e mostrar o custo total para ter um veículo, o que inclui despesas inescapáveis como combustível, revisão ou seguro. Para facilitar seu trabalho, calculamos o valor diário de 20 dos modelos mais vendidos do Brasil.
O cálculo levou em conta os gastos necessários no primeiro ano de uso do automóvel novo, considerando o consumo com etanol pela média nacional de 15 000 km (70% em cidade e 30% em estrada), segundo estudo da consultoria Jato Dynamics, além dos valores de revisões fornecidos pelos fabricantes, fixos ou sugeridos à rede. Também entraram na conta o seguro, calculado pela corretora Segurar.com, dois alinhamentos, uma lavagem mensal e taxas como IPVA, DPVAT e licenciamento.
Ao fim da comparação, a primeira conclusão é que o consumo é o item que mais vai pesar no seu bolso. Por isso, o modelo da nossa lista mais barato de manter foi o novo VW Fox Bluemotion, com seu motor 1.0 de três cilindros. Com ele, você gastaria 17,12 reais diários no primeiro ano. E poderia ser menos: o hatch é obrigado a fazer duas revisões por ano, independentemente de quanto se roda. Isso porque a Volks exige que os intervalos de revisão sejam de 10 000 km ou de seis em seis meses, assim como a Ford. As demais marcas exigem revisões anuais ou em intervalos de 10 000 km (a Fiat fixa intervalos de 15 000 km). Sem a segunda revisão, o Bluemotion custaria só 16,58 reais diários.
Já o modelo mais caro é o Honda CR-V. São 39,44 reais por dia, com apenas uma revisão por ano, a não ser que você rode mais de 15 000 km. O vilão, no caso do SUV, é o seguro, que saiu por 5 188 reais, ou 4,21 vezes mais do que o do Fox Bluemotion.