Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Correio técnico: por que quase não há SUVs apenas com tração traseira?

Boa parte deles compartilha plataforma e outros componentes com hatches e sedãs, que normalmente têm tração dianteira

Por Da Redação
6 jul 2018, 11h28 • Atualizado em 11 Maio 2021, 15h52
  • 4×4.jpg
    O novo Q7 4×4 compartilha plataforma com o Audi A4 (divulgação/Quatro Rodas)

    Por que as fabricantes não oferecem modelos, sobretudo os SUVs, somente com tração traseira? – Francisco Coutinho Dornelas, Vitória (ES)

    Pode parecer confuso, mas o principal motivo é porque a maioria dos SUVs, especialmente os compactos, têm tração dianteira.

    Isso acontece porque boa parte deles compartilha plataforma e outros componentes com hatches e sedãs, que normalmente têm tração dianteira.

    Siga
    Ford EcoSport 4x2 x Ford EcoSport 4x4
    Em modelos como o EcoSport 4×4, a tração só é enviada ao eixo traseiro quando necessário (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A arquitetura desses carros permite a adoção da tração integral, mas a força do motor geralmente só é enviada ao eixo traseiro em situações de baixa aderência.

    O motivo disso é que, do ponto de vista de eficiência energética, quando for possível é melhor usar somente a tração dianteira.

    Para enviar a força do motor ao eixo traseiro é necessário mover um grande cardã (que pode ter mais de dois metros de comprimento dependendo do veículo). Isso provoca uma perda de energia maior do que ao tracionar somente o eixo anterior.

    Continua após a publicidade

    Na prática fazer um SUV dessa categoria só com tração traseira sairia quase tão caro quanto fazer um modelo 4×4, que é mais eficiente no off-road.

    Mas SUVs grandes, como a Toyota SW4, têm versões só com tração traseira. Neste caso a diferenciação ocorre para criar uma alternativa mais barata.

    A SW4 também usa uma arquitetura mais simples, com chassi e eixo traseiro rígido, que simplificam a opção pela tração traseira.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    OFERTA RELÂMPAGO

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.