Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Correio Técnico: Por que a maioria dos SUVs e picapes têm tração traseira?

Característica tem função prática e econômica, mas cobra seu preço no espaço interno

Por Rodrigo Ribeiro
30 dez 2019, 07h00 • Atualizado em 1 jul 2021, 14h45
  • Amortecedor Ford Ranger
    Muitas picapes e SUVs com tração traseira usam eixo rígido (Silvio Goia/Quatro Rodas)

    Por que os projetos de picapes e SUVs possuem tração na traseira? – Paulo César Magalhães Pereira, Nova Iguaçu (RJ)

    Porque muitos desses veículos usam o sistema de eixo rígido na traseira, solução mais robusta e que permite uma distribuição de peso mais uniforme, ideal para esse tipo de utilização, seja transporte de carga ou uso em off-road.

    As picapes também levam a maior parte da carga na traseira, fazendo com que tenha mais massa justamente sobre o eixo de tração, aumentando a aderência quando estiver carregado, especialmente em subidas.

    Siga

    SUVs com suspensão traseira independente, em vez de eixo rígido, e/ou dotados de 4×4, também priorizam a tração traseira pelo mesmo motivo.

    O lado negativo desse conceito é a perda de espaço na cabine, especialmente no banco traseiro, por conta do túnel central elevado para abrir espaço ao cardã.

    Continua após a publicidade

    Por demanda

    Audi Q5
    O quattro ultra é capaz de desconectar toda a parte traseira da tração integral (Divulgação/Audi)

    Em modelos mais leves ou com propostas menos rústicas, o processo é inverso, e a base é a de um veículo de tração dianteira que passa a adotar a propulsão nas quatro rodas.

    A grande maioria desses modelos, como Jeep Renegade, Fiat Toro e Chevrolet Equinox, adotam um diferencial traseiro sob demanda.

    Continua após a publicidade

    Nesse sistema, a força do motor só é enviada às rodas posteriores quando as dianteiras estão sem aderência, e essa transferência dificilmente ultrapassa os 50%.

    Isso permite o uso de um diferencial traseiro menor, mais barato e que ocupa menos espaço sob o assoalho, permitindo um bom volume de porta-malas.

    A linha Audi quattro ultra vai além, e é capaz de desconectar o diferencial traseiro e cardã do trem de força, melhorando a eficiência energética.

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    OFERTA RELÂMPAGO

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.