Correio técnico: óleo errado no motor pode danificar a correia dentada?
Não basta trocar o óleo no tempo certo: quando o motor tem correia banhada a óleo, é preciso usar o óleo que o fabricante manda
Jorge Luiz, São Paulo (SP)
A tecnologia de correia dentada banhada a óleo surgiu justamente para prolongar a vida útil da tradicional correia dentada (cerca de 60.,000 km). Com a lubrificação, a vida útil chega a 240.000 km (Chevrolet CSS três-cilindros 1.0 e 1.2 e Ford três-cilindros 1.0 e 1.5).
Ou seja, as correias banhadas a óleo podem chegar a ter a mesma durabilidade da corrente de comando dos motores Fiat Firefly, 240.000 km, com a vantagem de gerar menos ruído.
Mas é preciso ter atenção ao óleo lubrificante usado no motor, pois podem ser prejudiciais quando têm em sua composição componentes incompatíveis com os materiais das correias. O óleo têm que cumprir as exigências de lubrificação da correia e também dos componentes internos do motor. Por isso é importante seguir as orientações descritas no Manual do Proprietário do Veículo.
De acordo com analista técnico da Dayco, as correias sincronizadoras seguem padrões de qualidade e homologações específicos desenvolvidos pelas montadoras. E as recomendações da fábrica devem ser seguidas extremamente à risca, para que a correia mantenha sua vida útil e durabilidade necessária.
No caso dos Chevrolet Tracker e Onix, como o que tínhamos no Longa Duração, o óleo usado tem que ter o selo de aprovação Dexos 1 Gen 2. Exija sempre o óleo especificado no manual do carro quanto a viscosidade, norma SAE e eventuais padrões de aprovação do fabricante.