Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: o que significam os números 6×4 e 8×2 dos caminhões?

Números usam o mesmo conceito do 4x4 dos carros, e variam de acordo com a aplicação do veículo

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 out 2021, 15h27 - Publicado em 10 jun 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volkswagen Constellation 32.360
    Caminhões com mais de um eixo de tração geralmente são usados em locais de menos aderência (Divulgação/Volkswagen)

    O que significam os números 6×2, 8×2 e 6×4 que aparecem nos caminhões? – Alexandre pinto, Maria da Fé (MG)

    O primeiro algarismo indica o número de rodas e o segundo, quantas têm tração, como ocorre nos veículos e SUVs com tração nas quatro, os 4×4.

    Mas há duas diferenças nos caminhões e ônibus.

    Neles, o primeiro número não indica necessariamente o número exato de pneus e rodas, pois a maioria dos pesados tem ao menos um eixo chamado de rodagem dupla, com dois pneus lado a lado.

    Continua após a publicidade

    As rodas têm desenho distintos e são unidas por parafusos.

    Outra diferença é que caminhão ou ônibus com tração total (capaz de girar todas as rodas) ou mesmo com tração em mais de um eixo são mais raros e em geral restrito a aplicações severas, como off-road ou em mineradoras.

    Nos pesados, a maior necessidade é distribuir o peso de forma adequada em cada eixo. Por isso, a maioria das rodas só suporta o veículo e não tem tração.

    Continua após a publicidade

    Levanta a patinha

    Como a adoção de eixos extras em veículos pesado serve basicamente para atender à legislação de peso, quando eles estão sem carga quase sempre os pneus extras são erguidos.

    Isso é possível por conta da suspensão a ar, que literalmente levanta o eixo para que o pneu perca o contato com o solo. Esse recurso ajuda a economizar combustível, pneus e até mesmo altera o diâmetro de giro do caminhão.

    O problema é que alguns caminhoneiros usam esse recurso para economizar na hora do pedágio (que é cobrado por eixo), levantando um ou mais eixo antes de passar pela praça.

    Continua após a publicidade

    Além de danificar o asfalto, essa tática pode sobrecarregar os outros eixos do pneu. Por isso muitos caminhões modernos contam com proteções eletrônicas que impedem o levantamento dos pneus quando há carga no veículo.

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.