Correio Técnico: manter embreagem acionada no semáforo danifica o carro?
Dúvida vem do leitor Oswaldo Neves, do Rio de Janeiro (RJ), e se refere a sistemas com uso de atuador hidráulico
Tendo atuador hidráulico da embreagem, manter o carro engrenado no semáforo com o pedal acionado danifica o sistema? – Oswaldo Neves, Rio de Janeiro (RJ).
O sistema de embreagem é danificado somente em casos extremos.
Um deles é quando o motorista segura o veículo em uma rampa por meio do pedal da embreagem e do acelerador, ao mesmo tempo, por um período maior que o necessário para realizar uma arrancada considerada normal.
No caso de manter o carro engrenado no semáforo com o pedal acionado, o desgaste do revestimento do disco é desprezível se comparado com o anda-e-para do trânsito intenso, devido à patinação da embreagem a cada arrancada do veículo.
Quem afirma é o engenheiro Thiago Martins, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Schaeffler.
Já para veículos automáticos, o recomendável é manter o carro em D (Drive), pois após alguns segundos de imobilidade as válvulas do conversor de torque são abertas e o deixam em neutro automaticamente.
Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.