Bancos do Citroën Grand Picasso
A regra fundamental é agir depressa, evitando que a mancha se espalhe ou fique impregnada no tecido do banco do carro.
Procure retirar o máximo de resíduos com um papel absorvente (lenços de papel, por exemplo) o quanto antes. Depois, é preciso agir de acordo com o tipo de produto que causou o dano. Confira, a seguir, as receitas para cada caso. E se os bancos de seu carro forem de couro, leia esta matéria.
Tinta esferográfica – Aplique um pano umedecido com vinagre branco, álcool ou acetona, mas sem esfregar, apenas pressionando. Depois, use água e sabão neutro.
Manchas de gordura ou óleo – Siga a antiga receita, aplicando talco. Deixe agir durante alguns instantes e, em seguida, limpe com água quente e sabão neutro.
Chocolate – Nesse caso, o melhor é procurar endurecer a mancha aplicando gelo no local. A seguir, esfregue um pano ou um chumaço de algodão com vinagre. Complete o serviço limpando com água e sabão.
Resíduos de chiclete – Também devem ser endurecidos com gelo antes da limpeza. Depois, raspe cuidadosamente com uma espátula de plástico ou objeto similar, tomando cuidado para não desfiar o tecido. Uma alternativa é usar uma mistura de água quente (não fervendo) e sabão neutro.
Manchas causadas por frutas – Elas não resistem a uma mistura de água com água oxigenada, em partes iguais.
Resquícios de batom – Podem ser eliminados com o uso de um pano embebido em álcool (se for em gel, dilua-o antes em água). Depois, use água e sabão neutro.
Respingos do leite da mamadeira – São eliminados com uma solução de vinagre branco e álcool (mesmo em gel) em partes idênticas. Depois, água e sabão neutro completam o serviço.
No caso de sujeira de animais – O melhor é usar água e sabão neutro. É preciso apenas paciência e agilidade para evitar que o mau cheiro impregne o tecido.
Tira-manchas domésticos – Vendidos em supermercados, eles podem ser usados sem problemas em bancos de tecido, seguindo as instruções do fabricante. Nos carpetes, aliás, é melhor usar os limpa-tapetes domésticos.
Não encharque os bancos durante a limpeza – Deixe as portas abertas para que o tecido dos assentos ou revestimentos seque completamente, evitando o surgimento de fungos e bolor.