Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Como funciona o cruise control em um carro com câmbio manual?

Controle de cruzeiro, o popular "piloto automático", funciona também nos modelos equipados com esse tipo de transmissão

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 11 Maio 2021, 13h39 - Publicado em 2 fev 2018, 17h21
S10 2.5 oferecia o recurso
Chevrolet S10 2.5 oferecia o piloto automático combinado com câmbio manual (Divulgação/Chevrolet)

Como funciona o cruise control em um carro com câmbio manual? – José Rubens do Amaral, Valinhos (SP)

Funciona da mesma forma que em um automático. Nos manuais modernos, inclusive, é possível trocar de marcha sem que o controlador de velocidade (popularmente chamado de piloto automático) se desligue – como ao reduzir a marcha para manter a velocidade na subida. Isso desde que você não demore para realizar a troca.

“Caso o pedal de embreagem seja acionado por mais que alguns segundos ou o freio seja acionado, o sistema se desliga”, explica a assessoria de imprensa da GM.

O mesmo vale se você não reduzir em ladeiras e o veículo perder velocidade rapidamente. A injeção eletrônica detecta que o motor não consegue mais entregar a força necessária com aquela determinada marcha e desarma o controlador antes que o carro possa morrer.

Até mesmo cenários improváveis foram pensados na aplicação do controlador em modelos com caixa manual. Se o motorista desengatar o veículo sem acionar a embreagem (algo não recomendado, mas possível em situações onde o motor aplica pouca carga na transmissão), o controlador irá acelerar o motor por alguns décimos de segundo.

Continua após a publicidade

Ao perceber que o veículo não está ganhando velocidade, ele irá desativar o controlador automaticamente, evitando que o motor siga acelerando sozinho.

Desligar o ESP, acionar o freio de estacionamento e até mesmo abrir a porta são outros cenários que fazem com que o controlador de velocidade seja desligado sozinho.

Fora dessas situações, o desarme do controlador de velocidade em um veículo manual ocorre da mesma maneira que em automáticos: basta apertar o botão do sistema (geralmente embutido no volante) ou pisar no freio que o dispositivo é desligado.

No Brasil, alguns manuais oferecem esse recurso – o Onix Activ é um deles.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.