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Como funciona a injeção de água para motores a combustão?

Injeção de água dentro do motor aumenta a potência e reduz consumo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h33 - Publicado em 20 fev 2017, 18h02
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  • O BMW M4 GTS, que usa o sistema, tem reservatório específico, mas a Bosch diz que seria possível reaproveitar a água condensada pelo ar-condicionado
    O BMW M4 GTS, que usa o sistema, tem reservatório específico, mas a Bosch diz que seria possível reaproveitar a água condensada pelo ar-condicionado (/)
    Injeção de água
    (Otavio Silveira)

    Já na Segunda Guerra, alguns aviões de caça alemães tinham injeção de água em seus motores a pistão. Assim, aumentava-se a taxa de compressão e, ao mesmo tempo, resfriava-se as câmaras de combustão.

    Mais de 70 anos depois, a Bosch traz o sistema à tona com o objetivo de aumentar a potência e reduzir emissões e consumo em motores modernos e que já sofreram downsizing.

    De acordo com a empresa, 20% do combustível injetado no motor em altos regimes é perdido na refrigeração da câmara de combustão. É aí que entra a tecnologia WaterBoost, injetando água destilada no motor antes da combustão.

    Isso reduz a temperatura na câmara e, consequentemente, a ocorrência de pré-ignição. Assim, o motor funciona melhor e o turbocompressor pode trabalhar com pressão maior.

    Como a água evapora antes da combustão, não há problema com corrosão: seus vapores sairão pelo escape normalmente. Essa água fica em um reservatório de 5 litros. É pouco, mas suficiente para percorrer até 3.000 km. Não há problema em andar sem água, mas o rendimento do motor cairá.

    A economia de combustível chega a 13%, com a consequente redução de emissões de 4% (face um aumento de 5% na potência), segundo a Bosch.

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    A tecnologia já foi aplicada no BMW M4 GTS, com motor 3.0 de 500 cv e cuja produção foi limitada em 700 unidades. Mas a Bosch pretende popularizar essa tecnologia a partir de 2019, quando também será utilizada por outras marcas.

    Injetor de água fica no final do duto de admissão e utiliza a água que fica armaznada em um tanque no porta-malas
    Injetor de água fica no final do duto de admissão e utiliza a água que fica armazenada em um tanque no porta-malas (Otavio Silveira)
    A quantidade de água injetada na câmara de combustão é tão pequena que 5 litros de água destilada são suficientes para rodar até 3.000 km
    A quantidade de água injetada na câmara de combustão é tão pequena que 5 litros de água destilada são suficientes para rodar até 3.000 km (Otavio Silveira)
    Como esta tecnologia é usada com injeção direta, a gasolina é aplicada no momento certo da ignição e não se mistura com a água
    Como esta tecnologia é usada com injeção direta, a gasolina é aplicada no momento certo da ignição e não se mistura com a água (Otavio Silveira)
    A função da água é resfriar, mas a câmara de combustão é tão quente que a água injetada evapora quase que de imediato
    A função da água é resfriar, mas a câmara de combustão é tão quente que a água injetada evapora quase que de imediato (Otavio Silveira)

     

    Potência líquida

    Graças à injeção de água, o BMW M4 GTS passou de 430 cv e 56,1 mkgf (números do M4 original) para 500 cv e 61,1 mkgf. O sistema utilizado nele tem reservatório específico no porta-malas, mas a Bosch diz que seria possível reaproveitar a água condensada pelo ar-condicionado.

    Veja abaixo um vídeo da BMW mostrando seu funcionamento:

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