Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Como funciona a alavanca (ou os botões) do câmbio de um carro automático

Em carros automáticos com tração dianteira, como é feita a ligação da alavanca seletora com a caixa de transmissão?

Por João Vitor Ferreira
13 set 2025, 09h59
Cambio Virtus
Sistemas possuem estratégias contra erros (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Em carros automáticos com tração dianteira, como é feita a ligação da alavanca seletora com a caixa de transmissão?

Exedo Guedes, Itu (SP)

Para os carros automáticos com tração dianteira, existem duas formas possíveis de fazer a ligação entre a alavanca e a caixa de transmissão. A mais comum é feita por meio de cabo mecânico e costuma estar presente em modelos mais antigos.

Cambio Alavanca
Sistemas de transmissão
mais antigos usam cabos (Divulgação/Quatro Rodas)

“Nesse sistema, geralmente são usados um ou dois cabos flexíveis: um deles comanda a posição da alavanca (P, R, N, D) e o outro, quando existe, pode atuar em um sensor ou em uma trava mecânica de segurança”, explica Breno Henrique, engenheiro mecânico e técnico em mecânica, fundador e CEO da Strong Car Services.

O outro sistema é mais moderno e dispensa qualquer conexão mecânica. É o chamado shift-by-wire.

Continua após a publicidade
NISSAN KICKS
Nissan Kicks 2026 trocou a alavanca por botões (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Neste caso, a alavanca ou o botão de seleção envia sinais elétricos para a ECU da transmissão, que é o “cérebro” do sistema. Ela comanda os atuadores elétricos internos para engatar a marcha solicitada”, explica Breno Henrique.

Compartilhe essa matéria via:

Há muitos carros que mantêm a alavanca seletora mesmo com o sistema eletrônico. Mas é por causa desta tecnologia que hoje há muitos carros trocando a alavanca por botões ou mesmo por uma discreta alavanca atrás do volante, do lado direito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.