Aqui na QUATRO RODAS já falamos bastante sobre os critérios e informações que devem ser utilizados na escolha de um pneu: a sopa de letrinhas exibida em sua lateral, o novo programa de etiquetagem do Inmetro, a escolha feita a partir do índice Treadwear e até um guia das marcas de segunda linha disponibilizadas pelos principais fabricantes.
Mas existe outra coisa com o que se preocupar: a uniformidade das condições dos pneus que foram escolhidos – em um jogo de quatro pneus de um mesmo modelo e fabricante, pode haver disparidade de características ocasionadas por uma série de fatores. Entenda:
Uniformidade
É a palavra mágica na hora de escolher um novo jogo de pneus para o seu carro. Quanto mais idênticos os quatro forem entre si, mais equilibrada vai ser a condução do carro. E os benefícios não se refletem apenas na boa dirigibilidade.
Um jogo uniforme significa um rodar econômico e mais facilidade para fazer alinhamento e balanceamento. Para chegar lá, escolha pneus do mesmo lote de fabricação, o que minimiza a possibilidade de diferenças.
Disposição na loja
Além de optar por marcas mais tradicionais, o próprio comprador deve ficar atento na forma em que a loja ou oficina armazenam os produtos. O ideal é que os pneus sejam mantidos em ambientes com pouca incidência de luz e com baixa temperatura.
A maneira como são armazenados e expostos também é importante. Se eles estiverem empilhados, é importante que a pilha não passe de 1,80 metro, ou de 1,50 metro em caso de pneus maiores. Isso porque o peso dos pneus de cima pode deformar os que estiverem por baixo.
Melhor ainda se eles estiverem de pé, em posição de rodagem, fixados em um suporte de barra, que os apoie por dentro. Mesmo assim, é bom que o pessoal da loja dê uma girada neles uma vez por mês, para evitar que apenas uma área do pneu fique em contato permanente com os pontos de apoio do suporte.
Diferenças no mesmo lote
Há casos em certos fabricantes de diferença de peso de 130 gramas entre pneus do mesmo lote, algo que o cliente não consegue avaliar. A escolha de marcas de renome pode dar uma tranquilidade maior, mas isso não é garantia total, explica Gustavo Loeffler, do departamento técnico da Yokohama. “Cada fabricante tem um nível de tolerância.”
Nas paredes laterais dos pneus, a largura pode variar de 2 a 6 mm. Na banda de rodagem, de 1 a 4 mm de diferença. Isso nos principais fabricantes. Marcas menos conhecidas, embora adequadas e certificadas, podem ter uma maior tolerância a desvios de fabricação, já que essa uniformidade exige um processo produtivo mais controlado e custoso.
Atenção à validade
Preste atenção à data de fabricação do jogo. Se bem armazenado, um pneu fabricado há quatro ou cinco anos pode manter suas características intactas. Mais que isso já é temerário, afirma Loeffler. Como não dá para saber se o armazenamento foi correto, melhor não optar por pneus com mais de três anos. Lembrando que a garantia de fábrica no Brasil se dá a partir do momento da compra, e não da fabricação.
O segredo da igualdade
1,50 metro – Altura máxima da pilha de pneus na loja, para não deformar os de baixo
3 anos – Limite máximo recomendado para o ano de fabricação, no momento da compra
130 gramas – Diferença máxima de peso entre pneus do mesmo lote. Ideal é peso quase igual
4 e 6 mm – Diferença máxima na largura entre dois pneus medida na banda de rodagem e parede lateral, respectivamente