Talvez você não saiba, mas seu carro pode estar envolvido em um recall. O assunto voltou à tona recentemente pelo caso dos airbags da empresa Takata. Mais de 5,8 milhões de veículos no Brasil foram afetados por esse problema, porém, a taxa de adesão dos motoristas ao chamado para a troca da peça defeituosa é baixa.
Quando um chamado de recall é aberto, normalmente, as fabricantes divulgam a notícia (ultimamente de forma mais discreta, vale notar) e sempre colocam o período de fabricação dos veículos que podem apresentar algum defeito de fábrica. Eles também colocam o chassi das unidades, o que pode ser um tanto confuso para a grande maioria da população.
Para não correr riscos andando com peças e sistemas defeituosos, saiba que fazer recalls é simples e gratuito.
Para descobrir se seu carro precisa fazer um recall, você pode fazer a consulta entrando no site da sua montadora. Todas elas, sem exceção, têm uma aba ou campo específico em seus sites para os recalls em andamento, onde você pode consultar se o seu veículo está incluído em algum. Para isso, basta ter em mãos o número do chassi, que pode ser consultado no documento do carro.
Exemplos de páginas de recall:
- Recall Fiat;
- Recall Volkswagen;
- Recall Chevrolet;
- Recall Hyundai;
- Recall Toyota;
- Recall Honda.
Outra forma de saber se o seu carro precisa passar por algum recall é através do site do Senatran. Acessando esse link, você pode utilizar o número de chassi ou a placa do seu carro para descobrir se o seu carro tem algum recall ativo.
Os fabricantes, usando a base de dados do Senatran, também podem enviar correspondência aos proprietários comunicando sobre a necessidade de recall. Além disso, é permitido que os Detrans de cada estado impeçam o licenciamento de carros que não passaram por recall, mas a aplicação desta regra depende de cada Detran.
Meu carro precisa de recall, e agora?
Se o seu carro está presente em algum recall, a primeira coisa que você deve fazer é ligar para a fabricante e agendar uma visita ao centro mecânico.
Os serviços de substituição de componentes sempre são gratuitos e, geralmente, não levam mais do que algumas horas para serem feitos. Mas sempre precisam ser agendados com antecedência. Muitas marcas disponibilizam o agendamento através do telefone, site e até por Whatsapp. As informações podem ser facilmente encontradas nas abas de recall do site da sua montadora.
Qual a importância de se fazer um recall
O primeiro motivo pelo qual você deve fazer o recall é a segurança. Não é válido para todos os casos, mas na grande maioria, os defeitos encontrados no carro podem colocar em risco todos os ocupantes do veículo, causando acidentes graves e até fatais.
A falta do recall também pode te causar problemas para licenciar o seu veículo. O Governo Federal criou uma lei de trânsito, que entrou em vigor em 12 de abril de 2021, que só permite que o carro seja licenciado se não tiver nenhum recall pendente.
O intuito da lei é aumentar a adesão do brasileiro a essas campanhas. No caso dos airbags Takata, que afetam carros de 17 marcas diferentes, ainda há cerca de 2,5 milhões de veículos circulando por aí com o dispositivo de segurança defeituoso.