Como a cor do óleo pode indicar defeitos no motor do carro
Não vai ser pela cor do óleo que você saberá se está na hora de trocá-lo, mas ele pode indicar se o motor do carro está com problemas graves

Paulo Tasca, belém (PA)
Estamos acostumados a sempre ficarmos atentos ao nível do óleo lubrificante, mas checar sua coloração é muito importante para manter a saúde do motor sempre em dia.
Como explica Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil, checar a coloração do óleo regularmente ajuda a saber se não há nenhuma contaminação. “Caso observe uma cor anormal, como tons mais claros e pastosos, isso pode indicar contaminação, por infiltração de água, por exemplo. Nesses casos, é fundamental buscar um profissional para uma avaliação completa”, explica.
Se ao verificar a coloração do óleo você notar que ele está ficando cada vez mais escuro, não precisa se preocupar. Esse processo de escurecimento também é natural e um sinal de que o óleo está desempenhando a sua função de lubrificação.
Fique atento, porém, a uma mudança brusca de cor. Nesse caso, de acordo com o nosso consultor técnico, William Artigani, da oficina Car 13 Autos, isso pode acontecer por conta do desgaste nos anéis de segmento, guias ou retentores de válvula. Desse modo, o óleo entra na câmara de combustão e queima junto com o combustível, acumulando mais resíduos da combustão do que o normal. Nesse caso, o especialista aconselha a procurar um mecânico de confiança para verificar a situação.