O programa do governo federal que promoveu descontos em carros novos acabou em julho, mas, depois disso, diversas fabricantes seguiram reduzindo os preços de seus modelos de forma significativa. Desta vez, porém, os motivos para os descontos são outros, e o principal deles é o mais mercadológico possível: a concorrência.
Os elétricos de entrada deixaram claro que nada como um bom concorrente para se promover descontos. Com vendas em alta, o BYD Dolphin chegou com preço equivalente ao de seus rivais (R$ 149.800), mas superior como produto. Assim, todos os seus oponentes ficaram mais baratos: o Kwid E-Tech teve redução de R$ 10.000, e o JAC E-JS1, de R$ 6.000.
O Caoa Chery iCar foi além e ficou R$ 30.000 mais barato, chegando aos R$ 119.990, preço equivalente ao de um Hyundai HB20 Platinum Plus (a combustão).
Entre as picapes, a nova Ford Ranger parece ser a causa de descontos. A Chevrolet S10 ficou até R$ 33.000 mais barata na linha 2024. A Nissan Frontier viu seus preços caírem até R$ 10.000 na linha 2024 – que está mais equipada. Por outro lado, a Ford também promoveu descontos na Maverick, ficando R$ 20.000 mais barata. Seria efeito da Ram Rampage, neste caso?
Outros modelos tiveram reduções ainda maiores, como a picape Jeep Gladiator. A marca não falou o motivo, mas o volume de vendas tímido aponta que a intenção é tornar o preço da picape um pouco mais atraente. Com R$ 75.000 de desconto, ela chegou a partir de R$ 424.990. Porém, já voltou a custar R$ 499.990.
Assim como a Maverick, o Bronco também ficou mais em conta. O modelo ficou R$ 20.000 mais barato e passou a custar R$ 252.790, menos do que o cobrado em seu lançamento, quando ele partia dos R$ 256.900. Assim, o modelo ficou com preço de Compass diesel e, por isso, mais atraente no mercado.
Quem tem promovido mais reajustes deflacionados é a Caoa Chery. Além do já citado iCar, a marca também barateou o sedã Arrizo 6 Pro Hybrid em R$ 22.500 (agora ele sai por R$ 129.990, equivalente aos sedãs compactos topo de linha), e os SUVs Tiggo 8 Max Drive (R$ 5.000 mais barato), Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive (também R$ 5.000 de desconto) e o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, que teve redução de R$ 30.000.