Lucas Franca, Jundiaí (SP)
Quem responde é o engenheiro Ricardo Takahira, do Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil. Segundo ele, o risco de choque ao se tocar partes úmidas na presença de energia elétrica sempre existe.
Porém, se a instalação do eletroposto for seguida corretamente, e existem normas para tanto, a proteção irá atuar antes ou no momento de fuga de corrente.
“Dispositivos como disjuntores residuais e monitores de isolação garantem esse resultado, mas a mão de obra de instalação deve estar instruída e preparada para isso”, afirma o engenheiro.
Existe sim um risco, mas ele é bem reduzido devido as normas de instalação de todos os eletropostos disponíveis no país.
Um outro mito sobre carros elétricos que QUATRO RODAS já publicou é a de que baterias de carros “viciam” como a de celulares. Os veículos elétricos têm um sistema de gerenciamento de bateria que assegura as recargas e descargas nos limites do estado de carga da bateria e portanto elas não estão sujeitas a um desgaste maior conforme a utilização.