Autodefesa: VW Polo e Virtus com problemas na água do radiador
Proprietários reclamam do sumiço do líquido do sistema de arrefecimento de Polo e Virtus 1.0 turbo. Volks já emitiu dois comunicados à rede
Verificar constantemente o nível da água do radiador é coisa de carro mais velho, certo? Bem, tem dono de 0 km sofrendo com isso nos últimos meses: proprietários de Polo e Virtus com motor 200 TSI (1.0 turbo) relatam que o líquido de arrefecimento anda sumindo.
“Quando levei meu carro para um conserto, percebi que o nível estava baixo. A concessionária não fez nada e eu tive de completar o reservatório por minha conta”, diz o militar Diego Lopes, de Recife (PE), dono de um Polo Comfortline 200 TSI 2017.
Apuramos que em um grupo de WhatsApp de donos de Polo e Virtus cerca de 50 pessoas relataram essa falha.
O sumiço do líquido, porém, costuma ser acompanhado por dois inconvenientes. O mais comum é um ruído característico dentro do veículo.
“Desde os 1.800 km, eu ouço o barulho de água borbulhando no painel, como se estivesse escorrendo dentro da caixa de ar”, explica a empresária Gláucia Formiga, de Brasília (DF), que tem um Virtus Highline 200 TSI 2018.
“A autorizada disse que pode ser algo no sistema de ar-condicionado e pediu 20 dias para fazer o conserto.”
Outro inconveniente é um vazamento na cabine, como lembra a contadora Camila Minetto, de Cerqueira César (SP), que tem um Polo Comfortline 200 TSI 2017.
“O vazamento apareceu com seis dias de uso. Quando verifiquei o carpete do lado do motorista, estava encharcado. A carroceria e os trilhos do banco apresentam hoje pontos de ferrugem.”
Para tentar resolver o problema, a VW enviou à sua rede autorizada duas Instruções Técnicas do Produto (ITP). A primeira (2048579/1) foi emitida em 15 de fevereiro e se refere aos casos em que um vazamento atinge a correia de acessórios (poly-V), que move a bomba d’água utilizada no sistema de arrefecimento.
A segunda (2049945/3), de 16 de abril, orienta o procedimento a seguir caso os clientes reclamem que o líquido de arrefecimento está diminuindo.
Consultada, a Volkswagen do Brasil nos encaminhou o seguinte posicionamento:
- Em algumas unidades dos modelos Volkswagen Polo e Virtus foi identificada a ocorrência de bolhas de ar no sistema de arrefecimento. Essas bolhas podem gerar ruído e, na utilização normal do veículo, tendem a desaparecer, com eventual redução no nível do líquido de arrefecimento no reservatório. Lembramos que esses veículos são equipados com sensor do nível do líquido de arrefecimento. No caso de o líquido estar abaixo do limite especificado, um alerta é emitido no quadro de instrumentos do veículo. Portanto, não há riscos para a utilização dos veículos.
- O reparo consiste em remover as bolhas com equipamento especificado pela Volkswagen e, se necessário, completar o nível do líquido de arrefecimento do motor.
- Todos os clientes que procuraram atendimento na rede de concessionárias foram atendidos e os veículos entregues em condições normais de uso.
- A Volkswagen investe continuamente na melhoria de seus produtos e processos. Todos os modelos contam com três anos de garantia total, incluindo os sistemas de motor e transmissão. Para isso, é necessário que se cumpra o Plano de Manutenção do veículo, conforme recomendação do Manual do Proprietário.
O POVO RECLAMA
“No meu carro, a água está baixando sempre. E eu soube que outros Polo e Virtus possuem esse mesmo problema. A autorizada disse que precisará tirar o painel para trocar uma peça.” – Bruno Nery Lopes, de Brasília (DF), dono de um Virtus Highline 2018
“Percebo o barulho de água principalmente quando acelero o motor. Ao colocar o carro em movimento, tanto para a frente quanto para trás, escuto o líquido se movimentando atrás do painel.” – Pablo Campbell, Vitória (ES), dono de um Polo Comfortline 2018