Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Autodefesa: VW Polo e Virtus com problemas na água do radiador

Proprietários reclamam do sumiço do líquido do sistema de arrefecimento de Polo e Virtus 1.0 turbo. Volks já emitiu dois comunicados à rede

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 11 Maio 2021, 15h49 - Publicado em 13 jul 2018, 18h35
Autodefesa - Virtus Highline
Gláucia diz que dá até para ouvir o barulho de água atrás do painel (Cristiano Mariz/Quatro Rodas)

Verificar constantemente o nível da água do radiador é coisa de carro mais velho, certo? Bem, tem dono de 0 km sofrendo com isso nos últimos meses: proprietários de Polo e Virtus com motor 200 TSI (1.0 turbo) relatam que o líquido de arrefecimento anda sumindo.  

“Quando levei meu carro para um conserto, percebi que o nível estava baixo. A concessionária não fez nada e eu tive de completar o reservatório por minha conta”, diz o militar Diego Lopes, de Recife (PE), dono de um Polo Comfortline 200 TSI 2017.

Apuramos que em um grupo de WhatsApp de donos de Polo e Virtus cerca de 50 pessoas relataram essa falha.

O sumiço do líquido, porém, costuma ser acompanhado por dois inconvenientes. O mais comum é um ruído característico dentro do veículo.

Continua após a publicidade
VW Virtus
O problema envolve os motores EA211 1.0 TSI usado no Polo e Virtus (Christian Castanho/Quatro Rodas)

“Desde os 1.800 km, eu ouço o barulho de água borbulhando no painel, como se estivesse escorrendo dentro da caixa de ar”, explica a empresária Gláucia Formiga, de Brasília (DF), que tem um Virtus Highline 200 TSI 2018.

“A autorizada disse que pode ser algo no sistema de ar-condicionado e pediu 20 dias para fazer o conserto.”

Outro inconveniente é um vazamento na cabine, como lembra a contadora Camila Minetto, de Cerqueira César (SP), que tem um Polo Comfortline 200 TSI 2017.

Continua após a publicidade

“O vazamento apareceu com seis dias de uso. Quando verifiquei o carpete do lado do motorista, estava encharcado. A carroceria e os trilhos do banco apresentam hoje pontos de ferrugem.”

Motor 1.0 TSI
O vaso de expansão do sistema de arrefecimento possui um sensor de nível (Divulgação/Volkswagen)

Para tentar resolver o problema, a VW enviou à sua rede autorizada duas Instruções Técnicas do Produto (ITP). A primeira (2048579/1) foi emitida em 15 de fevereiro e se refere aos casos em que um vazamento atinge a correia de acessórios (poly-V), que move a bomba d’água utilizada no sistema de arrefecimento.

A segunda (2049945/3), de 16 de abril, orienta o procedimento a seguir caso os clientes reclamem que o líquido de arrefecimento está diminuindo.

Continua após a publicidade

Consultada, a Volkswagen do Brasil nos encaminhou o seguinte posicionamento:

  • Em algumas unidades dos modelos Volkswagen Polo e Virtus foi identificada a ocorrência de bolhas de ar no sistema de arrefecimento. Essas bolhas podem gerar ruído e, na utilização normal do veículo, tendem a desaparecer, com eventual redução no nível do líquido de arrefecimento no reservatório. Lembramos que esses veículos são equipados com sensor do nível do líquido de arrefecimento. No caso de o líquido estar abaixo do limite especificado, um alerta é emitido no quadro de instrumentos do veículo. Portanto, não há riscos para a utilização dos veículos.
  • O reparo consiste em remover as bolhas com equipamento especificado pela Volkswagen e, se necessário, completar o nível do líquido de arrefecimento do motor.
  • Continua após a publicidade
  • Todos os clientes que procuraram atendimento na rede de concessionárias foram atendidos e os veículos entregues em condições normais de uso.
  • A Volkswagen investe continuamente na melhoria de seus produtos e processos. Todos os modelos contam com três anos de garantia total, incluindo os sistemas de motor e transmissão. Para isso, é necessário que se cumpra o Plano de Manutenção do veículo, conforme recomendação do Manual do Proprietário.

O POVO RECLAMA

“No meu carro, a água está baixando sempre. E eu soube que outros Polo e Virtus possuem esse mesmo problema. A autorizada disse que precisará tirar o painel para trocar uma peça.” – Bruno Nery Lopes, de Brasília (DF), dono de um Virtus Highline 2018

“Percebo o barulho de água principalmente quando acelero o motor. Ao colocar o carro  em movimento, tanto para a frente quanto para trás, escuto o líquido se movimentando atrás do painel.” – Pablo Campbell, Vitória (ES), dono de um Polo Comfortline 2018

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.