Autodefesa: Renault Duster e Captur e o motor que desliga com o carro andando
Proprietários de Captur e Duster reclamam que o motor está desligando sozinho e que as concessionárias não sabem como resolver o problema

Motor a combustão só para de funcionar repentinamente por falta de combustível ou energia para os sistemas agregados, se não tiver um problema mecânico sério. Proprietários de modelos Renault, Captur e Duster, se queixam do motor de seus carros pararem de funcionar, sem mais nem menos.
O corretor de seguros Daniel de Oliveira Neto, de Dores do Turvo (MG), dono de um Duster Zen 1.6 automático 2022, conta que seu carro apresentou esse problema e foi informado pela concessionária que seria feita uma atualização de software no câmbio como solução. Mas não adiantou. “Durante uma viagem, o carro desligou na estrada comigo, minha esposa e dois dos meus três filhos pequenos”, conta Daniel.
De volta à concessionária, ao contrário da primeira visita, o diagnóstico foi de que o carro estava normal. “Viajo uma longa distância para levar o carro até a concessionária, para chegar lá e ouvir que o carro está normal, mesmo não estando”, reclama.
A maioria dos relatos dá conta de que o problema ocorre quando os carros estão em estradas. Mas a professora aposentada Maria Silva Meireles, de Chapadinha (MA), dona de um Duster Iconic 1.6 AT 2023, revela que, no caso dela, o defeito se manifesta mesmo rodando na cidade.

“Meu filho que dirige o carro e o problema já aconteceu com ele mais de 12 vezes, desde que compramos o carro, em agosto de 2023”, afirma. “Na primeira vez que levei para a revisão, havia acontecido mais de sete vezes e fizeram uma atualização na injeção eletrônica, mas não resolveu”, conta. Depois da revisão, já ocorreu mais cinco vezes, segundo ela.
Consultamos Levi Silva, gerente da oficina Auto France, mecânica especializada em veículos franceses, de Brasília (DF), e ele disse que precisaria examinar os carros para poder afirmar, mas que suspeita ser um problema no sensor de rotação do motor que perde o sinal enviado para a central de injeção e/ou um defeito eletrônico.
Com referência aos carros citados aqui, a Renault diz que, no caso do Daniel, não houve queixas do cliente em relação ao problema e que as passagens dele pela concessionária tiveram atendimento normal. E, no que diz respeito a Maria Silva, que o problema reclamado foi resolvido.
O povo reclama
“Na autorizada, o problema aconteceu com o mecânico dirigindo, suspeitaram ser o alternador, trocaram, mas o problema continua.”
Relato do Reclame Aqui do dono de um Duster 1.6 manual 2017, Brasília (DF)
“Na concessionária, disseram que já sabiam do problema e que está no sensor da bomba de combustível, mas passaram o scanner e o aparelho não acusou.”
Relato do Reclame Aqui do dono de um Captur 1.6 AT 2019, Londrina (PR)
“Um defeito gravíssimo, pois o carro fica sem motor, sem freios e com a direção pesada.”
Relato do Reclame Aqui do dono de um Duster 1.6 AT 2020, Belo Horizonte (MG)