Autodefesa: Fiat Pulse tem defeito que dificulta o abastecimento nos postos
Donos relatam dificuldades na hora de abastecer o Fiat Pulse. Concessionárias substituem o bocal do tanque para quem reclama

Abastecer o tanque de um carro é uma tarefa simples, menos para os proprietários do Fiat Pulse, que inclusive têm deixado a orientação escrita de como fazer para os frentistas, como explica o engenheiro de produção Nairyel Mendonça, de Aracaju (SE), dono de um Pulse Audace 2022.
“Antes de receber o carro conhecia o problema, então escrevi uma orientação e colei o aviso na portinhola do tanque. Mas, como a maioria ignora, desço para acompanhar o abastecimento”, diz Nairyel. “É importante ter o aviso para quando o carro estiver com a minha mãe, por exemplo”, completa.
São diversos os relatos na internet de proprietários que se acostumaram com a situação, como conta a farmacêutica Thayanne Ferreira Borba, de Campo Grande (MS), proprietária de um Pulse Drive 2021. “Eu nunca tentei resolver, pensando ser um problema com o bico da bomba de gasolina dos postos. Afinal, apesar de não acontecer sempre, ocorre desde que o veículo era zero-km”, lembra Thayanne.
Segundo os relatos encontrados no Facebook, WhatsApp ou Reclame Aqui, a falha ocorre mesmo nos modelos atuais, como o modelo 2024 que encontramos no Reclame Aqui. “Comprei um Fiat Pulse S-Design zero-km e o carro apresentou problema. Não foi possível abastecer, pois o sistema que liga o bocal e o tanque são muito finos, incompatíveis com as bombas dos postos de gasolina. No primeiro abastecimento me disseram que eu deveria informar a Fiat”, conta a farmacêutica.
“Ao relatar o problema, o vendedor disse ser normal e que existiria uma ‘peça adaptada’ que até foi aprovada pelo Inmetro, devido às normas ambientais, e, em breve, todos os postos deverão utilizá-la, mas nunca encontrei um posto que soubesse dessa peça”, descreve o relato editado de um proprietário de Joinville (SC). Segundo as concessionárias Fiat consultadas, o código da peça (a, de fato, com problema) é o 52099785 e o da peça que deve ser utilizada para substituí-la é 52157287.
A Fiat diz que as peças que compõem o sistema de abastecimento do Pulse atendem à legislação vigente e que todos os incidentes relatados aqui foram analisados e atendidos pelas concessionárias, com a substituição das peças, quando necessário.
O povo reclama
“Na concessionária, quando relatei o problema, trocaram a peça sem problemas.”
Alexandro Von Mann, corretor de imóveis, Fazenda Rio Grande (PR), Pulse Impetus 1.0 turbo 2021
“Todas as vezes que tento abastecer o meu carro a bomba desliga várias vezes, pois o bico desarma.”
Eriky Fortunato de Assis, funcionário público, Vitória (ES), Pulse Impetus 1.0 turbo 2022
“Visitei a concessionária duas vezes em busca de uma solução. Disseram que este é um problema que afeta centenas de proprietários.”
Relato adaptado do Reclame Aqui de um proprietário de Uberlândia (MG), dono de um Pulse 1.0 turbo 2024