Autodefesa: excesso de ruído na suspensão dos Mercedes Classe A, CLA e GLA
Proprietários dos modelos reclamam dos barulhos na suspensão, que a marca diz ser uma característica do projeto
Os Mercedes-Benz são conhecidos pelo silêncio ao rodar. Pena que alguns proprietários dos modelos de entrada não podem dizer o mesmo.
É o caso de donos da Classe A, CLA e GLA que estão reclamando de excesso de ruídos na suspensão, principalmente na dianteira.
“Rodando em pisos irregulares, a suspensão é bem dura e produz uma batida seca, como se não houvesse amortecimento no batente”, diz a arquiteta Maria Paula Becato, de São Paulo (SP), que tem um A 200 Turbo 2013. “A autorizada disse que é uma característica esportiva do carro. Fiz de conta que acreditei.”
Esse tipo de justificativa é comum, mas às vezes ela só vem depois que a concessionária tenta trocar várias peças, sem eliminar o problema.
“Meu carro está com 6.000 km, ainda na garantia, mas o barulho existe desde novo, há mais de um ano. Já o levei várias vezes à oficina, trocaram as peças e não resolveram”, dia a advogada Mirella Domingues, de Recife (PE), dona de um GLA200 Advance 2015.
Já o engenheiro Sidney do Lago Junior, de Florianópolis (SC), teve de receber um comunicado da própria Mercedes para descobrir o veredicto dos ruídos no seu A 200 Turbo 2013.
“Depois de um ano e cinco meses, recebi uma carta da fábrica declarando que meu veículo está em perfeitas condições de uso e que nada havia a reparar, pois os ruídos observados são característicos do funcionamento da suspensão”, conta Sidney.
Alberto Trivellato, da oficina especializada Suspentécnica, diz que o barulho é comum e explica que a origem está em vários lugares: “É causado pelos pneus de perfil baixo e a carga de molas e amortecedores firmes, mas também vem da caixa de direção e do conjunto de pinças e pastilhas dianteiras e traseiras”.
Consultada, a Mercedes diz que dos cinco casos enviados pela reportagem, um carro está fora da garantia, dois não foram encontrados e dois já foram reparados.
O povo reclama
“Os ruídos surgiram na suspensão dianteira seis meses depois da compra. Após um ano e cinco meses, recebi uma carta da fábrica declarando que o carro está em perfeitas condições de uso e que os ruídos são característicos da suspensão.” – Sidney do Lago, Florianópolis (SC), dono de um A 200 Turbo 2013.
“Já levei o veículo várias vezes à concessionária, trocaram as peças e não resolveram.” – Mirella Domingues, de Recife (PE), dona de um GLA 200 Advance 2015.
“Na concessionária me disseram que é uma característica esportiva do carro.” – Maria Paula Becato, de São Paulo (SP), proprietária de um A 200 Turbo 2013.