Autodefesa: erro no câmbio impede que Chevrolet Cruze seja desligado
Proprietários de Chevrolet Cruze reclamam do câmbio que não reconhece a alavanca na posição “P”
Proprietários de Chevrolet Cruze se queixam de um alerta dado no painel de instrumentos: “Mude a marcha para estacionar”, sendo que a alavanca do câmbio já se encontra na posição.
Um dos que estão incomodados com isso é o analista judiciário Aurélio Meneghello Júnior, de Curi-tiba (PR), dono de um Cruze LTZ 2016.
“Após estacionar e colocar a alavanca em ‘P’, apesar de as luzes indicarem que o câmbio está na posição selecionada, o sistema não reconhece a ação e não deixa desligar o carro.”
Aurélio afirma que pesquisou na internet e encontrou o mesmo problema em outro modelo da Chevrolet, o Malibu. “Segundo os vídeos, uma lingueta de cobre que amassa, dificulta o funcionamento quando o Parking é acionado”, conta.
A explicação tem fundamento, de acordo com os mecânicos Evandson Baggio e Adailton Mattei, da Auto Elétrica Baggio, de Orleans (SC), que cobram a partir de R$ 500 para solucionar o problema. “Atendemos três casos desse problema e a solução foi desmontar parte da alavanca de câmbio, onde fica o contato que informa a posição da alavanca”, diz Evandson.

“Troca-se a engrenagem que parece uma chave seletora, de valor baixo, e uma peça do tipo abre e fecha, responsável por ler a posição “P” da alavanca. O conserto é simples, o mais caro é desmontar e montar a alavanca”, afirma.
O empresário Natalino dos Santos Júnior, de Taubaté (SP), dono de um Cruze LTZ 2017, relatou que o problema começou se manifestando esporadicamente, mas “hoje acontece de duas a três vezes por semana”.
Para conseguir desligar o carro, ele achou uma saída: “Coloco a alavanca em “P”, solto o botão de seleção das marchas, chacoalho o câmbio forçando para a frente, para trás e para os lados, e a mensagem desaparece”.

Apesar de o conserto ser simples, o mais comum são as concessionárias trocarem todo o câmbio em garantia, como relatam alguns proprietários, que preferiram não se identificar. “O problema é onde encaixa a alavanca e não o câmbio.
Após constatarem a falha, em menos de dez dias trocaram o câmbio, óleo do motor e filtro em garantia”, relata um dos proprietários que fazem parte do grupo Clube Cruze Turbo, no Facebook.
Questionada sobre os relatos, a Chevrolet não respondeu até o fechamento desta matéria.
O povo reclama
“Recentemente comecei a enfrentar o problema. Ao levar o carro para a concessionária, me passaram um orçamento em torno de R$ 2.000, porém a peça não consta no estoque da GM.
Christian Delamare, gerente de tecnologia, São Paulo (SP), proprietário de um Cruze Sport6 LTZ 2017
“No meu carro tive que trocar toda a parte da alavanca, mas a garantia cobriu. Começou acontecendo raras vezes e depois foi ficando frequente aquela questão de não identificar que está no ‘P.’”
Rodrigo de Jesus Manica, representante comercial, Capão da Canoa (RS), dono de um Cruze Sport6 LTZ 2019
Ford Ranger V6 tem falha em bomba de combustível e marca culpa o biodiesel
Jeep Avenger 2026 será fabricado no Brasil junto com C3 e Aircross
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Novo Audi Q3 revoluciona sem perder identidade e será nacional em 2026
Foton Tunland é maior que Hilux e inova com motor híbrido a diesel