Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Autodefesa: erro no câmbio impede que Chevrolet Cruze seja desligado

Proprietários de Chevrolet Cruze reclamam do câmbio que não reconhece a alavanca na posição “P”

Por Waldez Carmo Amorim
3 nov 2022, 10h02
Autodefesa Cruze
Aurélio encontrou outros casos na internet (Luciane Dub Meneghello/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Proprietários de Chevrolet Cruze se queixam de um alerta dado no painel de instrumentos: “Mude a marcha para estacionar”, sendo que a alavanca do câmbio já se encontra na posição.

Um dos que estão incomodados com isso é o analista judiciário Aurélio Meneghello Júnior, de Curi-tiba (PR), dono de um Cruze LTZ 2016.

“Após estacionar e colocar a alavanca em ‘P’, apesar de as luzes indicarem que o câmbio está na posição selecionada, o sistema não reconhece a ação e não deixa desligar o carro.”

Aurélio afirma que pesquisou na internet e encontrou o mesmo problema em outro modelo da Chevrolet, o Malibu. “Segundo os vídeos, uma lingueta de cobre que amassa, dificulta o funcionamento quando o Parking é acionado”, conta.

A explicação tem fundamento, de acordo com os mecânicos Evandson Baggio e Adailton Mattei, da Auto Elétrica Baggio, de Orleans (SC), que cobram a partir de R$ 500 para solucionar o problema. “Atendemos três casos desse problema e a solução foi desmontar parte da alavanca de câmbio, onde fica o contato que informa a posição da alavanca”, diz Evandson.

Chevrolet Cruze Midnight

Continua após a publicidade

“Troca-se a engrenagem que parece uma chave seletora, de valor baixo, e uma peça do tipo abre e fecha, responsável por ler a posição “P” da alavanca. O conserto é simples, o mais caro é desmontar e montar a alavanca”, afirma.

O empresário Natalino dos Santos Júnior, de Taubaté (SP), dono de um Cruze LTZ 2017, relatou que o problema começou se manifestando esporadicamente, mas “hoje acontece de duas a três vezes por semana”.

Para conseguir desligar o carro, ele achou uma saída: “Coloco a alavanca em “P”, solto o botão de seleção das marchas, chacoalho o câmbio forçando para a frente, para trás e para os lados, e a mensagem desaparece”.

Continua após a publicidade

Chevrolet Cruze RS (hatch) e Cruze Midnight (sedã)

Apesar de o conserto ser simples, o mais comum são as concessionárias trocarem todo o câmbio em garantia, como relatam alguns proprietários, que preferiram não se identificar. “O problema é onde encaixa a alavanca e não o câmbio.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Após constatarem a falha, em menos de dez dias trocaram o câmbio, óleo do motor e filtro em garantia”, relata um dos proprietários que fazem parte do grupo Clube Cruze Turbo, no Facebook.

Questionada sobre os relatos, a Chevrolet não respondeu até o fechamento desta matéria.

O povo reclama

“Recentemente comecei a enfrentar o problema. Ao levar o carro para a concessionária, me passaram um orçamento em torno de R$ 2.000, porém a peça não consta no estoque da GM.

Christian Delamare, gerente de tecnologia, São Paulo (SP), proprietário de um Cruze Sport6 LTZ 2017

“No meu carro tive que trocar toda a parte da alavanca, mas a garantia cobriu. Começou acontecendo raras vezes e depois foi ficando frequente aquela questão de não identificar que está no ‘P.’”
Rodrigo de Jesus Manica, representante comercial, Capão da Canoa (RS), dono de um Cruze Sport6 LTZ 2019

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.