O problema com o motor do Up! TSI é conhecido desde o lançamento do carro, no segundo semestre de 2015. Basta uma rápida pesquisa na internet com os termos “ Up! TSI motor batendo” para encontrar vários vídeos e postagens em fóruns sobre o assunto.
Quem conhece esse dilema é o advogado Rogério Lemos Passos Martes, de São Paulo (SP), dono de um Up! TSI 2015. “A luz da injeção acendeu e o motor começou a falhar.
A concessionária ficou mais de 20 dias com o carro e, quando entregou, o defeito se repetiu e fiquei mais 30 dias sem o veículo. Me devolveram, mas agora sinto que o motor está fraco e gastando mais”, diz Rogério.
Outro que teve o mesmo problema foi o empresário Marcos Pais Barroso Filho, de Belo Horizonte (MG), proprietário de um Up! TSI 2016.
“Quatro meses após a compra, começaram os problemas de partida. Além disso, surgiram vazamentos de óleo perto da turbina. Na primeira vez, trocaram só o anel de vedação. Cinco meses depois, o carro apresentou os mesmos defeitos. A oficina trocou a turbina, mas três dias depois as falhas voltaram, agora com um barulho anormal na partida. A autorizada disse que estava tudo certo, mas o motor continuou falhando”, lembra Marcos.
No total, ele diz que ficou quase dois meses sem o carro, nas oito visitas à oficina.
A VW já emitiu três boletins sobre as falhas do Up! para sua rede. O primeiro, de novembro de 2016, relata ruídos na bomba de combustível. O segundo (dezembro de 2016) fala de problemas no turbocompressor e o terceiro (26 de dezembro de 2016) indica reparos na injeção eletrônica.
Consultada, a Volkswagen diz que identificou em casos pontuais um microvazamento de óleo na turbina, que não afeta o nível de óleo do motor. “Dessa forma, o veículo mantém as suas características originais de segurança, funcionamento e durabilidade.”
Afirma ainda que todos que procuraram a rede autorizada receberam os veículos reparados.
MAIS RECLAMAÇÕES
“Encontrei mais 20 proprietários relatando vazamentos na turbina. Segundo um mecânico que me atendeu na concessionária, trata-se de um problema de fábrica, que ocorre mesmo depois de substituir a peça.” Thiago Rios Uliana, marinheiro, Santos (SP), dono de um Up! TSI 2016
“Nos oito meses em que eu fiquei com o Up!, levei o carro à concessionária oito vezes e fiquei mais de dois meses sem o veículo. Trocaram a turbina duas vezes e o defeito continuou.” Marcos Pais Barroso Filho, empresário, Belo Horizonte (MG), dono de um Up! TSI 2015