10 pneus muito diferentes criados para aplicações muito específicas
Os chamados pneumáticos foram inventados em 1888 pelo escocês John Dunlop. Pouco mudaram na essência, mas evoluíram muito para os diferentes tipos de aplicação

Dragster
Os 11.000 cv de potência de um dragster o fazem se deslocar 300 metros em cerca de 4 segundos e alcançar mais de 500 km/h. Seus pneus traseiros, que têm medidas como 36 polegadas de altura e 17,5 polegadas de largura, são aparafusados nos aros para grudarem no asfalto e transmitirem a ele toda a força do motor. Nesse processo, os pneus se deformam: o diâmetro da banda aumenta, a largura diminui e a lateral fica contorcida.

Track Day
Os pneus feitos especialmente para track days contêm um composto mais macio, melhorando a performance na pista, ao contrário dos convencionais, que perdem rendimento depois de aquecidos, o que acontece em poucas voltas de uso severo.

Rali
Nas competições de rali, os pneus são desenvolvidos em parceria com as equipes, cada qual com seu modelo específico, e precisam aguentar diversos tipos de terreno como pedras, areia e terra, além da velociade – às vezes, em uma mesma prova.

Fórmula 1
A F1 demanda pneus específicos para cada situação (tipo de pista e condições climáticas). A Pirelli fabrica cinco tipos entre pneus lisos, intermediários e para a chuva. Em 2023, a categoria consumiu 6.847 jogos de pneus, que rodam por no máximo 300 km.

Trilha off-road
Para condições off-road extremas, há os pneus recapados com cravos, como os da linha “Ignorante” da Genius Tyres, que utiliza cravos de 4 cm de profundidade e pontos de tração intercalados, garantindo mais tração, além de bandas pré-moldadas com cravos laterais incorporados.

Sob medida
Superesportivos usam materiais e tecnologia de ponta em seu desenvolvimento. Com seus pneus, que devem atingir altas velocidades e temperaturas, não poderia ser diferente. No caso do Lamborghini Urus, a Pirelli conta que utilizou os mais avançados recursos para os pneus 325/30Z R23.

Monster Truck
Muitas toneladas, torque e saltos incríveis.Esses são alguns dos desafios enfrentados pelos pneus utilizados pelos performáticos Monster Trucks, que utilizam pneus padronizados de 66 polegadas de largura. Pesam 360 quilos e rodam com apenas 8 libras de pressão.

Tamanho não é documento
O Mini lançado pela BMC em 1959 abalou o mercado com soluções inovadoras como o motor posicionado transversalmente, aumentando o espaço da cabine. Outra particularidade foram os pequenos pneus com medida de 165/70 R10.

Elétricos
Os elétricos, como o BMW i3, demandam pneus com características particulares, com alta aderência nas frenagens e nas arrancadas (com torque elevado e instantâneo), suporte para o peso das baterias e economia de energia.

Maior do mundo
A Firestone desenvolveu o pneu 70/70-57 SRG DT para equipar a maior pá carregadeira do mundo, a Le Tourneau L-2350, da Komatsu. Cada pneu tem 4 metros de diâmetro e 1,78 m de largura, pesa aproximadamente 8 toneladas.